O Governo do Estado anunciou um reforço no repasse de recursos para a saúde no Litoral do Paraná, totalizando quase R$ 11 milhões do Fundo Estadual de Saúde para sete municípios da região.
Nesta quinta-feira, 23 de janeiro, o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, esteve na região para anunciar um adicional de R$ 865 mil para Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná.
Parte dos recursos será utilizada para a compra de medicamentos injetáveis para pronto atendimento, enquanto a maior parcela financiará equipes médicas nas tendas de apoio anexas às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Essas estruturas foram instaladas para atender à crescente demanda de saúde devido à alta lotação das praias durante a temporada de verão, oferecendo atendimento 24 horas por dia.
Desde 17 de janeiro, mais de 5 mil atendimentos de urgência foram realizados nas tendas, que são equipadas com consultórios médicos e áreas para hidratação de pacientes, com capacidade para atender até 250 pessoas por dia.
Além disso, o Governo do Estado disponibilizou três ambulâncias de suporte avançado e postos médicos em Nova Brasília e Encantadas, na Ilha do Mel, para atendimentos de maior complexidade. Desde o início da Operação Verão, foram realizados 2.107 atendimentos, incluindo suporte aéreo para emergências.
O prefeito de Matinhos, Eduardo Dalmora, destacou a importância do suporte financeiro e estrutural para garantir que todos, moradores e turistas, recebam atendimento médico adequado.