Fevereiro promete ser um mês quente e com chuvas bem distribuídas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas deverão ficar acima da média, superando 26°C
em grande parte do país, exceto na Região Sul. Corredores de umidade da Amazônia e frentes frias poderão trazer dias consecutivos de chuva, ajudando a amenizar o calor.
A Climatempo prevê que, devido ao excesso de nebulosidade e chuvas, a maior parte do país não enfrentará ondas de calor intensas, com exceção de algumas áreas no Rio Grande do Sul, fronteira com o Paraguai, Pantanal e litoral da Região Sudeste.As chuvas ficarão abaixo da média no Sudeste e Centro-Oeste, mas o leste de São Paulo poderá ter volumes acima de 160 mm. No Norte e Nordeste, a previsão é de chuvas dentro ou acima da média, exceto no leste da Bahia, Alagoas e Sergipe. No Sul, as chuvas ficarão abaixo da média na faixa oeste, mas poderão estar próximas ou acima da média em outras áreas.
As chuvas regulares em fevereiro favorecerão o desenvolvimento dos cultivos no Norte e Nordeste, enquanto no Centro-Oeste e Sudeste haverá um cenário mais favorável para lavouras, exceto aquelas em estágio de maturação e colheita, que podem ser prejudicadas. Na Região Sul, a umidade do solo deverá se manter elevada, beneficiando os cultivos de primeira safra, exceto nas áreas com chuvas abaixo da média.