A partir desta quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025, o Paraná está na rota de tempestades intensas, de acordo com alerta duplo emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A região Leste do estado, incluindo o Litoral e a Região Metropolitana de Curitiba, é a mais afetada pelo risco de alagamentos e deslizamentos devido à previsão de chuvas intensas, que podem variar entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia.
A instabilidade climática é resultado de um sistema frontal atuando sobre o oceano na altura do Sul do Brasil, aliado a diversos níveis de atmosfera que favorecem a entrada de umidade e calor provenientes do Norte do país em direção ao Paraná. Este cenário foi explicado pelo meteorologista Samuel Braun, do Simepar.
O alerta de perigo de acumulado de chuvas abrange as seguintes cidades: Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá, Pontal do Paraná, São José dos Pinhais e Tijucas do Sul. Esses municípios devem se preparar para enfrentar condições climáticas adversas que poderão resultar em novos alagamentos e deslizamentos de terra.
O segundo alerta do Inmet prevê chuvas de 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhadas de ventos intensos de 40 a 60 km/h. O Instituto Climatempo também emitiu um alerta sobre a frente fria que atinge o Paraná, destacando o elevado risco de temporais no Litoral.
Com o aumento da frequência dos fenômenos climáticos extremos, é essencial que a população esteja informada e preparada para enfrentar tais adversidades. As autoridades locais seguem monitorando a situação e orientam os moradores das áreas afetadas a tomarem as devidas precauções para garantir a segurança de todos.