Não é Não! Capacitação para fortalecer a proteção de mulheres no carnaval

Na quarta-feira, 26 de fevereiro, a Prefeitura de Guaratuba e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) promoveram uma capacitação voltada para a Guarda Municipal e outras forças de segurança, como a Polícia Civil e a Polícia Militar – Patrulha Maria da Penha. O objetivo foi aprimorar o atendimento e os encaminhamentos em casos de assédio e violência contra meninas e mulheres durante o Carnaval e ao longo do ano, discutindo o Protocolo Não é Não e o preenchimento de notificações no SINAN.

A ação reflete o compromisso do CMDM em reduzir as violências de gênero, promovendo a integração entre secretarias e órgãos de segurança. Em 2023, houve um aumento de 38% nas denúncias de violência contra mulheres pelo Disque 100, e 50% das mulheres relataram violações durante o Carnaval.
A capacitação contou com a participação de profissionais de várias áreas e recebeu apoio do Coletivo Feminista Juntas e diversas Secretarias Municipais. A presidente do CMDM, Grazi Eurich, destacou a importância da parceria com a Secretaria Municipal da Segurança.
Durante o Carnaval, mulheres vítimas de importunação sexual e assédio devem procurar ajuda junto ao agente de segurança ou policial militar mais próximo, ou se dirigir à Delegacia de Polícia da Operação Verão, que funciona 24 horas. Canais de denúncia incluem o Ligue 180 e o Ligue 190 para casos de flagrante violência.
Este treinamento e a colaboração contínua entre os órgãos de segurança são essenciais para garantir a segurança e a proteção das mulheres durante o Carnaval e além.

Previsão do TEmpo

 

booked.net

EDITORIAL

© 2025 Jornal da Hora Guaratuba

Av. Visconde do Rio Branco, 5005, Nereidas - Guaratuba - PR
Editora Saint-Clair L.N. - CNPJ: 19.212.276/0001-61
Diretor Geral: Saint Clair L. Neto
Fone: 41 3442-6049